SOBRE FERRAMENTAS DO INVESTIDOR


Olá, tudo bem?
Me chamo Rafael, sou engenheiro, mestre em finanças quantitativas e trabalho no mercado financeiro há quase 10 anos.
O Blog Ferramentas do Investidor surgiu devido a pedidos de amigos para eu compartilhar as ferramentas que uso no meu dia a dia.
Como também leciono em cursos de MBA e de Extensão em Finanças, desenvolvi muitas planilhas e as utilizo com os alunos durante as aulas.
Então, com tanto material pronto, decidi criar esse blog para compartilhar gratuitamente essa informação com mais pessoas!
Lembrar o meu início aprendendo finanças quantitativas serviu de um estímulo extra para a criação do blog. Naquela época, não encontrei um blog ou site desse tipo em português e focado no mercado brasileiro.


SOBRE O BLOG


A estrutura dos posts será sempre parecida. Um resumo teórico sobre o assunto e, ao final, uma planilha de Excel para download.
Por que o Excel?
Considero o Excel a melhor ferramenta para finanças!
É claro que ele contém inúmeras limitações, mas é um software muito flexível e prático. E vocês irão ver aqui suas inúmeras aplicações em finanças.
O Excel é um excelente ponto de partida. Depois, se precisar de algo mais avançado em econometria e estatística, é só usar o MatLab ou R...
Ou se o tempo de execução for crucial, Intraday trading por exemplo, é só usar C++ ou Phyton.

Principais temas do Ferramentas do Investor

• Finanças Quantitativas
• Teoria de Portfolio
• Gestão de Risco
• Estratégias de Trading
• Backtest
• Finanças Pessoais
• Dicas de Excel
O último tópico, Dicas de Excel, será sempre relacionado a alguma aplicação em finanças. Serão dicas de funções e fórmulas avançadas muito úteis em diversas ferramentas.
Meu objetivo é lançar de 2 a 4 ferramentas novas por mês. Para ficar por dentro das novidades, é só cadastrar seu e-mail aqui:

Podem ficar tranquilos. Sem dúvida, os e-mails cadastrados no Ferramentas do Investidor não serão compartilhados com ninguém.
Aproveitem! Bons Investimentos!
 

FERRAMENTAS DO INVESTIDOR


Planilhas e informações sobre investimentos de maneira rápida e descomplicada.